BENVINDOS

Bem Vindo: 2 www.recadosanimados.com

QUE A GRAÇA DO SENHOR , ESTEJA COM
VOCÊ!


quinta-feira, 5 de abril de 2012

A VERDADEIRA PÁSCOA


A VERDADEIRA PÁSCOA


A Páscoa foi instituída por Deus, conforme registro bíblico, no Antigo Testamento, no livro de Êxodo 12:1-36. Ela antecedeu a 10ª praga, morte dos primogênitos, culminando com a saída do povo hebreu escravizado no Egito por cerca de 430 anos.

O próprio Deus deu todas as instruções de como seria celebrada, à Moisés, que repassou ao povo.

1-Cada família tinha que escolher um cordeiro com um ano de vida, fisicamente perfeito, esse cordeiro tipificava Cristo, retratando  a sua perfeição espiritual.

2-Eles deviam matar o cordeiro e passar o seu sangue nos batentes dos lados e em cima da porta da sua casa (alguns pesquisadores sugerem  que esta era uma  figura da cruz, visto que o sangue era aspergido da vasilha sobre a parte superior da porta e depois as duas laterais da  mesma)

3-A família devia ficar dentro da casa a noite inteira comendo o cordeiro com  ervas amargas que estava associada ao sofrimento do povo no Egito e pão asmos ou provavelmente sem levedura. O fermento não era disponível , só acontecia  como uma ocorrência orgânica natural. Uma porção de massa do dia anterior guardada sem assar era colocada no meio da massa nova, permitindo a sua fermentação. Naquele dia isso não aconteceu por causa da pressa do povo em sair do Egito.

4- O cordeiro devia ser assado inteiro, sem que nenhum osso fosse quebrado (v.46), eliminaria toda gordura e não necessitava de água para o seu cozimento (Ex. 12:9). O sangue do cordeiro nas portas não só livraria o povo de morrer naquela noite como também resultaria na libertação do povo da escravidão.

Deus mandou que o povo celebrasse a Páscoa, e  ela passou a fazer parte do calendário hebreu, época em que o chefe da família explicava o significado da festa para as crianças.

O Novo Testamento estabelece uma conexão redentora direta entre esse episódio e a morte de Jesus, o verdadeiro Cordeiro Pascal, que foi morto , e o seu sangue derramado   para nos libertar da escravidão do pecado. Mas Ele não ficou morto. Ele ressuscitou ao terceiro dia.

Deveríamos assentar também com os nossos filhos e contar sobre a verdadeira Páscoa.

Só poderemos celebrar a Páscoa quando conhecemos de fato o preço pago, que não foi “fofo” e “doce”, mas com muito sofrimento, dor, sangue e morte de cruz. Pense nisso e  você terá uma Feliz Páscoa aos pés de Jesus.

Referências BIbliográficas:Bíblia de Estudo de  Genebra, Edição Revista e Ampliada- Ed. Cultura Cristã

                                              Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - Hagnos

                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário