BENVINDOS

Bem Vindo: 2 www.recadosanimados.com

QUE A GRAÇA DO SENHOR , ESTEJA COM
VOCÊ!


quarta-feira, 2 de abril de 2014

AS DEZ PRAGAS DO EGITO

Êxodo 7:14 a 10,11,12:36


Com o objetivo de livrar o povo de Israel do cativeiro, Deus enviou nove pragas , institui-se a Páscoa e aí vem a décima praga, que é a morte dos primogênitos.O coração de Faraó estava endurecido mesmo diante de cada praga.Era um pré-requisito necessário para a demonstração do poder divino. 

As pragas também tinham o objetivo de fazer o povo israelita crer no Deus todo poderoso.

As pragas estão divididas em três grupos de três.

O primeiro grupo demonstrou a superioridade absoluta do Senhor sobre Faraó (7:16,17) - Sangue, Rãs e Piolhos.

O segundo grupo de pragas foi designado primeiramente para demonstrar o amor de Deus com o seu povo, em contraste com o duro tratamento dado aos seus inimigos(8:22). - Moscas, Pestes e Úlceras.

O terceiro grupo de pragas foi enviado para mostrar que, em qualquer momento, Deus poderia ter destruído completamente o Egito. - Chuva de Pedras, Gafanhotos e Trevas.



Arão feriu as águas com o bordão, mas os seus atos quanto as palavras proferidas eram de Deus. Todas as águas naturais do Egito estavam incluídas, até mesmo os braços naturais do Nilo,os canais de irrigação e os lagos formados pela inundação na época da cheia. Mas Faraó não deixou o povo sair do Egito 



As rãs eram deificadas na forma da deusa Hequete, que ajudava as mulheres em trabalho de parto.Deus não pretendia quebrar a resistência de Faraó, mas sim de engrandecer o seu poder.



Deus ergueu o seu bordão e a poeira se transformou em piolhos. Os magos admitiam agora que a intervenção divina estava diretamente envolvida, mas Faraó não estava convencido.



O bordão de Deus trouxe a quarta praga, das moscas.diante dessa praga Faraó se dispôs a negociar , mas Moisés não aceitou a fazer concessões.(8:28)



O bordão de Deus levou a praga da peste aos rebanhos egípcios , mas não aos pertencentes ao povo de Israel.




O bordão de Deus levou a praga de úlceras ao Egito. A cinza foi lançada diante de Faraó para que ele visse que era um acontecimento sobrenatural.



Deus ergueu o seu bordão e enviou chuva de pedras, mas novamente poupou os israelitas.As três últimas pragas caíram quando o bordão do senhor foi erguido para o céu, para a terra e para o céus novamente.Foi um acontecimento como nunca se viu na terra fogo e pedras.
A pesar de Moisés não acreditar no suposto arrependimento de Faraó (9:27), ele usou a ocasião para mostrar o poder de Deus sobre a terra, fazendo cessar a chuva.


Deus enviou a praga dos gafanhotos. Aqui Deus fala a Moisés que tinha endurecido o coração de faraó.


Deus enviou trevas sobre o Egito.Eram trevas densas, sobrenaturais, como aquelas associadas ao Dia do Senhor no Antigo Testamento (Is.8:22;58:10)

Esta última praga resultou na libertação do povo. Deus Institui a Páscoa.


Fonte: Bíblia de Genebra





Um comentário:

  1. Amei a ideia do acampadentro... me conta deu certo? Foi muito bom? Como foi na manhã seguinte? Vcs ceiaram? No domingo pela manhã?

    ResponderExcluir